Artigos >> Software para Barbearia: 5 Porquês

Software para Barbearia: 5 Porquês

Muito se tem falado hoje sobre a utilização de aplicativos de computador e celular para os mais diversos tipos de negócio, incluindo barbearias. Recentemente, uma série de novos softwares para esta área têm surgido, cada um com os mais diversos recursos e funcionalidades. A questão é: vale a pena utilizar um software em sua barbearia? Veja esses 5 pontos que podem te ajudar a decidir.

software-para-barbearia-5-porques

Organização do Atendimento

Um dos principais benefícios de um software para barbearia é a organização do atendimento. Muitos argumentam que não precisam de um software para fazer tal organização, e que conseguem se virar com agendas de papel ou até planilhas do Excel. É verdade que esses modelos de trabalho podem funcionar bem, porém com o aumento dos clientes (o que gera aumento da carga de trabalho), agendas de papel e planilhas podem se tornar perigosíssimas para o seu negócio por serem sujeitas a erros de agendamento ou organização de fila de ordem de chegada. Bons softwares para barbearias têm sistemas de proteção contra agendamentos duplicados, e contam com maior facilidade para guardar dados dos clientes, como informações de contato, para casos em que seja necessário contatá-lo para confirmar horários e etc.

Planos de Fidelidade

Muitos softwares para barbearia contam com sistemas de fidelização dos clientes. Dentre eles podemos citar o cadastro das datas de aniversário, de modo que o software te lembre no dia do aniversário de cada cliente, te possibilitando enviar uma mensagem de WhatsApp o parabenizando ou até mesmo concedendo algum brinde especial, uma barba gratuita ou algo semelhante.

Além disso, esses softwares podem também controlar sistemas de pacotes, nos quais você vende um pacote de serviços para o cliente, oferecendo um desconto, como por exemplo um pacote com 4 cortes e 2 barbas, para aqueles clientes com frequência semanal. Isso gera fidelização e isso, por sua vez, gera mais clientes.

Comissionamento de Profissionais

Este ponto é mais para aquelas barbearias com mais de um barbeiro, e que precisam controlar o pagamento das comissões deles. Este é um outro ponto que normalmente é realizado no papel, porém, quando falamos de dinheiro, todo o cuidado é pouco. Um software pode oferecer um controle mais elevados com todos os detalhes do comissionamento de seus profissionais, contando com relatórios periódicos e outros recursos que facilitam esse gerenciamento.

Vendas de Produtos

Uma estratégia que tem sido adotada em larga escala por barbearias de todo o Brasil é a venda de produtos em seus estabelecimentos. Produtos como gel supercola, pomadas e hidratantes têm feito a cada dia mais sucesso entre os homens, e podem gerar uma bela fonte de receita extra para o seu negócio.

O controle de produtos vendidos, estoques, contatos de fornecedores e até mesmo relatórios de vendas são recursos normalmente oferecidos por softwares, e sem dúvida, quando bem utilizados, farão sua barbearia disparar nas vendas e, com isso, crescer nos lucros.

Organização Financeira

Hoje em dia, muito se fala em organização ou educação financeira para o nosso dia-a-dia. Coisas como anotar suas contas a pagar, registrar as compras que você faz e organizar os seus recebimentos são excelentes estratégias. Com um software em sua barbearia, tais ações se tornam bem mais simplificadas, e certamente você terá acesso a relatórios financeiros para que você possa analisar "para onde o dinheiro está indo" e onde você pode economizar ou gastar mais.

Bônus: Como Escolher um Bom Software

Existem diversos softwares disponíveis hoje no mercado, com os mais diversos recursos. O que é importante destacar é a análise para o seu tipo de barbearia. Barbearias em que há somente um barbeiro podem facilmente organizar seu negócio por meio de um software do tipo aplicativo de celular. Já barbearias que contam com mais profissionais, podem precisar de um sistema para computador, o que facilita a gestão e agiliza o trabalho.

Além disso, vale lembrar que todas as informações de sua barbearia estarão cadastradas no software. Diante disso, softwares que contam com suporte podem ser mais vantajosos, uma vez que, caso haja algum problema, você contará com o apoio do fabricante na resolução, o que deve agiliza-la bastante. Outro ponto é verificar se o sistema precisa de internet para funcionar. Muitos sistemas são acessados via navegador da internet e, nesse caso, se a sua internet costuma oscilar, você pode contar com momentos "fora do ar", nos quais você ficará sem sistema. Já sistemas instalados no computador permitem uma independência maior da internet.

Conclusão

A cada dia mais novas barbearias estão surgindo, utilizando-se dos mais diversos recursos para crescer e alcançar mais clientes. Os softwares e aplicativos têm surgido para auxiliar o seu negócio a lucrar mais. Deste modo, analisar cuidadosamente esse assunto é uma questão estratégica e que pode te render grandes benefícios.