Artigos >> Sistema para Barbearia: Vale a Pena?

Sistema para Barbearia: Vale a Pena?

Sistemas e softwares de todos os tipos têm sido lançados nos últimos temos. A grande questão é: vale a pena utilizar-se de um sistema de computador ou aplicativo de celular em sua barbearia? Veja nosso review a respeito e tire sua conclusão.

sistema-para-barbearia-vale-a-pena

Apenas por Capricho

Como qualquer outra ferramenta em sua barbearia (ou qualquer outro tipo de negócio), utilizar-se de um sistema (software) apenas para "dizer que utiliza" normalmente não tende a ser uma boa ideia. Ninguém coloca um novo ponto de atendimento na barbearia se não planeja contratar um novo profissional. Do mesmo modo, não adianta adotar um sistema para barbearia em seu estabelecimento se não for para utiliza-lo efetivamente. Softwares são muito úteis, e sem dúvida trarão grandes benefícios ao seu negócio. Porém, ao seguir com essa estratégia, é necessário se comprometer a utiliza-lo de maneira adequada.

O que um Sistema para Barbearia pode Fazer por Mim?

Como falamos no ponto anterior, desde que você decida utilizar efetivamente um sistema em sua barbearia, ele pode te beneficiar em inúmeros quesitos. Vamos aos principais benefícios (aqueles que estão inclusos na maioria dos sistemas): Primeiramente, você terá acesso a uma agenda (ou um sistema de fila de atendimento por ordem de chegada) prática, que evita erros de agendamentos duplicados e facilita a organização dos seus profissionais.

Além disso, você contará com recursos de administração financeira, um tópico que muitos deixam de lado, porém que pode fazer toda a diferença no seu bolso no final de cada mês ou semana. Vale lembrar que barbearias não precisam emitir nota fiscal de serviço (dependendo do estado), deste modo, quando falamos em "administração financeira", estamos nos referindo a controles de gastos, pagamentos e assim por diante, e não sobre emissão de notas fiscais.

Outros benefícios que normalmente estão inclusos em um sistema para barbearia são os programas de fidelização de clientes, ferramentas para controle de vendas de produtos, relatórios e muitos outros pontos, que podem variar de um software para outro.

Como Agulha em um Agulheiro

Bom, caso você decida utilizar um sistema em sua barbearia, com certeza vai se deparar com uma outra dificuldade: com tanta variedade, qual sistema eu escolho? Fique tranquilo, com algumas dicas básicas você conseguirá fazer uma escolha muito bem acertada.

Primeiro, leve em consideração o porte de sua barbearia. Barbearias com apenas um profissional podem facilmente ser gerenciadas com aplicativos de celular, que são mais práticos e mais baratos (em alguns casos, até gratuitos). Já no caso de barbearias com mais profissionais, o recomendável é utilizar um sistema de computador, que certamente facilitará e muito o trabalho de gestão de todos os processos, como agenda, finanças, comissionamento e etc.

Em segundo lugar, leve em conta a sua conexão com a internet. Isso mesmo, a conexão com a internet pode ser um problema se o seu sistema precisa de internet para funcionar, especialmente se sua internet não é completamente estável. Lembre-se que a maior parte das informações de sua barbearia, incluindo agenda, finanças e outros, estarão cadastrados no sistema. Se ele depende de internet, e sua internet falhar, certamente você se encontrará em sérios problemas. Porém, se você tem uma internet estável, não há com o que se preocupar. Mas não deixe de pensar nesse ponto.

Por fim, analise o que o fabricante do sistema propõe. Existem fabricantes que garantem suporte ao seu sistema, ferramentas de backup e outros recursos que te ajudarão caso você tenha algum problema com o funcionamento. Assim você tem para quem pedir ajuda em caso de imprevistos.

Conclusão

Como falamos, temos vários pontos a serem analisados antes da decisão de utilizar-se ou não um sistema para barbearia, bem como antes de se decidir qual sistema utilizar, diante de tamanha variedade. Nunca se esqueça: é você, como dono do seu negócio, que terá condições de fazer as melhores escolhas para ele. Por isso, fique ligado nas dicas que passamos e faça uma análise para tomar uma boa (e lucrativa) decisão. Sucesso!