Artigos >> Como ter Sucesso com uma Agenda para Barbearia

Como ter Sucesso com uma Agenda para Barbearia

Muitas barbearias ainda trabalham com o sistema de ordem de chegada para atender seus clientes. Porém, muitas outras têm adotado o sistema de agenda para barbearia. Neste artigo, iremos discutir um pouco sobre os benefícios do modelo de atendimento com agenda e como ele pode te trazer sucesso!

sucesso-com-agenda-para-barbearia

Agenda na Barbearia: Vale a Pena?

Existem barbeiros que alegam que um sistema de atendimento com agenda na barbearia não funciona da melhor maneira, uma vez que muitos clientes chegam sem marcar horário e querem ser atendidos, o que pode levar a perda desses clientes "apressados". Porém, vale lembrar que existem clientes de todos os tipos e, independentemente se você utiliza agenda ou ordem de chegada como método de atendimento em sua barbearia, certamente você terá clientes preenchendo o seu tempo em ambos os casos.

O problema, na verdade, é que quando utilizamos o sistema de agenda, passamos pela seguinte situação: o cliente chega, pergunta se pode ser atendido na hora, e o barbeiro afirma que é necessário marcar horário, e possivelmente o cliente agradece e vai embora. É nesse momento que nos arrependemos de trabalhar com agendas.

Mas pense no seguinte: imagine que você trabalhe com o método de ordem de chegada. Quantos clientes você atendeu uma única vez e, possivelmente, nunca mais voltaram, justamente por não terem a comodidade de marcarem um horário e, ao chegarem na hora marcada, serem atendidos imediatamente? Isto significa que também perdemos clientes no sistema de ordem de chegada, a diferença é que não percebemos tanto essas perdas.

Conheça o seu Negócio

Diante do que falamos acima, é importante que você analise o seu negócio, e entenda qual o seu fluxo de clientes. Barbearias que se localizam em locais de altíssima movimentação, costumam atender clientes não fidelizados, ou seja, aqueles que precisam dos seus serviços e não costumam selecionar a barbearia, mas apenas vão até a que estiver mais próxima. Barbearias em supermercados, estações de ônibus e metrô e até em shoppings são mais propensas a esta situação. Nestes casos, restringir o atendimento à agenda não é uma opção muito adequada.

Contudo, barbearias que se localizam em locais de movimentação média podem fazer bom uso da agenda, oferecendo aos clientes a comodidade de marcar um horário. Em especial barbarias que costuma investir em fidelização de clientes, como cartões fidelidade, brindes e outros, têm ainda mais vantagens na utilização de agendas, pois trabalham com clientes mais seletivos.

Defina uma Estratégia

Muitas barbearias modernas não têm se limitado a um único tipo de atendimento. Elas definem dias de maior movimento, como fins de semana por exemplo, e estabelecem o atendimento por ordem de chegada nesses dias. Já para o restante da semana, permitem que seus clientes marquem um horário.

Além disso, uma boa estratégia também é utilizar o método de encaixe. Nesse sistema, você utiliza horários um pouco mais extensos em sua agenda, como 30 minutos por atendimento, por exemplo, e caso termine um pouco mais cedo, você tem a possibilidade de encaixar um cliente que chegou sem marcar horário. Mas cuidado, o que não vale é fazer seu cliente com horário marcado esperar demais para ser atendido! Portanto, use essa estratégia com bastante parcimônia.

Conclusão

Como vimos, nem sempre a agenda é a melhor estratégia para uma barbearia. O mais importante é que você conheça bem o seu negócio, entenda seu cliente e, seja qual for o método que escolher, execute-o com excelência, e seus clientes começaram a te ver como referencial. Sucesso!